quarta-feira, 6 de junho de 2012

Nubor Orlando Facure

Nas estradas do ouro que desciam de Minas Gerais para o Rio de Janeiro eram comuns os assaltos.

Um grupo, que por ali andava, destacava-se pela violência e rapidez que agia, atirando, matando e roubando as preciosas cargas de ouro e mantimentos que saiam de Ouro Preto.

Candinho de 45 anos e seus dois sobrinhos, Daniel de 17 e Dionísio de 14 anos. Apesar da pouca idade esses meninos eram fortes, valentões e violentos

Mês de junho, muita chuva e muito frio atrapalham os planos do trio de assaltantes e eles caem numa armadilha sendo presos pela força policial que estava a sua procura.

Permaneceram três meses aguardando a sentença do Juiz quando o capitão de policia traz a notícia de que a Corte do Rio de Janeiro determinou que eles deveriam cumprir pena em Barbacena onde ficariam presos por 15 anos

Quatro soldados formaram o pelotão que os iria transportar para Barbacena. Dessa vez agora, o clima joga a favor dos assaltantes. Frio, chuva e estrada escorregadia nas subidas da serra obriga a vigilância a relaxar permitindo, num descuido, que os três bandidos fujam da guarda.

Os três correm para nunca mais serem encontrados lá naquelas bandas da estrada do ouro

Dr. Silas, médico da Santa Casa de Bebedouro está percorrendo os corredores do velho hospital atendendo a sua variada clientela.

No Quarto 16 cumprimenta a família de Dionísio portador de uma doença dos músculos que o deixou paralisado desde bebezinho. Recebe alimentação por sonda, precisa fisioterapia e curativo nas escaras. Quinze anos de doença, lutas e dificuldades com pneumonia, uma atrás da outra

No Quarto em frente está Daniel, completando 8 anos de internação, na mesma cama, paralisado por um acidente de moto. Não fala, mas, os parentes percebem que na presença da Mãe, uma ou outra lágrima ele deixa escorrer pelos olhos. Já pregou muito susto, parecendo que ia morrer durante as crises de convulsão que uma ou duas noites por mês o sacode na cama.

Descendo até a ala de velhinhos o Dr. Silas entra no quarto do Sr. Cândido, acometido precocemente do Mal de Alzheimer. Ha 15 anos está totalmente indiferente a qualquer apelo dos familiares. Não reconhece mais ninguém, as vezes se torna agressivo, precisa de ajuda para se alimentar, para o banho e, por um ou outro descuido, já caiu da cama fraturando ossos.

Aquele trio de assaltantes que deveria cumprir pena de 15 anos em Barbacena está agora, internado na antiga Santa Casa algemados a um leito que os imobiliza

* * *

Lição de casa:

Os doentes da Alma permanecerão sempre em débito com a Justiça Divina até que se cumpra sua sentença. Deus permite que doenças físicas façam o papel dos carcereiros – ao invés de grades e algemas estaremos submetidos a paralisia, a dor e a demência para nos imobilizar.

(Nubor Orlando Facure)


Fonte: http://nuborfacure.blogspot.com.br/

* * *