REPARAÇÃO
Na
Terra, muitas vezes, aguardamos a passagem da desencarnação para o ingresso ao
paraíso, esquecendo na vizinhança a oportunidade de construir o Céu pela
implantação da verdadeira fraternidade.
*
Em muitas ocasiões, suspiramos pela
presença dos anjos recusando os mais ínfimos exercícios de compaixão e bondade,
a benefício de outrem.
*
Habitualmente, rogamos o amparo
divino, sem ceder um milímetro de nosso conforto humano e, quase sempre,
reclamamos a bênção dos instrutores espirituais cerrando a porta de nossas almas
aos que nos suplicam entendimento e perdão.
*
É imprescindível, porém, recordar que
ninguém precisa morrer na carne para ressurgir na atitude.
*
O sol renascente, cada manhã,
ensina-nos, em silêncio, que a vida começa todos os dias e que em todos os dias
é possível refazer o destino pela reparação voluntária de nossos próprios
erros.
*
Aprendamos a fazer luz no íntimo de
nós mesmos, através do estudo nobre e a corrigir nossos males pelo serviço do
bem constante.
*
Saibamos edificar, segundo o amor
claro e simples, e perceberemos, em cada instante, o nosso ensejo de cooperar em
favor dos outros.
*
Dispõe a semelhante mister e não
encontrarás no campo em que jornadeias senão companheiros de esperança e de
luta, mendigando-te o coração.
Enxameiam aqui e ali, aflitos e
desditosos, ainda mesmo quando se te afigurem dominados de orgulho ou
envilecidos na vaidade.
Não lhe agraves a dor estendendo as
sombras que lhes obscurecem as horas.
*
Foge à reprovação que aniquila, evita
o sarcasmo que envenena, esquece a exigência que desfigura e abstém-te da
acusação que vergasta...
*
Lembra-te de que a todos nós cabe o
dever do auxílio para que sejamos auxiliados.
*
E, reparando, incessantemente, o mal
que outrem provoque, estarás restaurando o próprio caminho que, limpo e
renovado, deixará passar, em teu socorro, a luz do bem eterno, de que ninguém
prescinde na ascensão para Deus.
(De
“Confia e segue”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito
Emmanuel)