terça-feira, 17 de abril de 2012

Fé Espírita


Fé Espírita

Livro: Sementeira da Fraternidade
Lins de Vasconcellos & Divaldo P. Franco
    Diversos cientistas e filósofos profetizaram, empertigados e loquazes, que o século da razão solaparia as bases da fé, relegando-a ao abandono da História, qual crendice supersticiosa e desvalorizada, e programaram que, entre as valiosas conquistas da Ciência e as audaciosas conclusões dos concepcionistas hodiernos, essa mesma fé bruxulearia, desaparecendo a religião da face da Terra.
    Animados pelas idéias revolucionárias que empolgaram o último quartel do século XIX e buscando aplicar os conceitos de Frederico Nietzsche sobre o super-homem, acreditaram que o Estado, através de uma política de absolutismo do poder, atenderia aos impositivos da miséria humana e social, aniquilando a iniciativa privada e arrasando os valorosos esforços da Filantropia e da Caridade, em nome de Deus e da Humanidade.
    Não contavam, no entanto, esses nobres pensadores, com o advento de uma fé científica, — o Espiritismo —, que viria abrir uma nova alvorada para mentes e corações, a fim de soerguer o homem em pleno descalabro moral e conduzi-lo a diferente estado de ânimo, pelos rumos da dignidade e do amor.
    Ante o impacto experimentado com a chegada da Era Espírita, invectivaram contra a fenomenologia medianímica, crendo que, desrespeitando o fenômeno mediúnico, descaracterizariam a Doutrina e procuraram desconhecê-la, como se ignorando o fato pudessem destruir-lhe a legitimidade.
    O Espiritismo, consolidando a promessa de Jesus Cristo, trouxe à Terra um novo “modus-operandi” capaz de estimular o espírito humano no roteiro da dignificação pessoal e social, fazendo-o religioso com religiosidade íntima, capaz de ligá-lo, realmente a Deus, destarte, convocando-o para o auxílio aos náufragos e vencidos morais no mar proceloso das aflições, redimindo-se, por fim, através da redenção que propicia ao próximo.
    Abriu, a Doutrina Espírita, novas clareiras intelectuais, confirmando a continuidade da vida além da morte, atendendo à dor e ao desespero na lapa em que se enfurnavam, ajudando a investigação científica com as luzes que espraia, equacionando os intricados problemas do pensamento...
    A excelente mensagem kardequiana com que Deus nos dignifica há mais de cem anos, vem fecundando em nosso espírito o Espírito do Cristo, como sol que ilumina o porvir desde hoje.
    Enquanto a derrocada moral amesquinha as conquistas da inteligência e o desvario mental zomba do conhecimento e da cultura, no tumulto que se vive em toda a parte, Jesus ressurge em novas formulações, chamando e clamando com misericordiosa voz, em imperativo apelo, para o exame, meditação e vivência dos postulados do amor, como trilha segura para a Espiritualidade Maior.

Muita Paz

Gilberto Adamatti

Outras mensagens em http://www.geocities.ws/adamatti_rs