sexta-feira, 9 de março de 2012

Maria


O papel de Maria na história da salvação é extraordinariamente simples e essencial. Maria esteve sempre presente. Sem alardes. Sem estardalhaços. Chorou a dor do seu filho. Esperou por sua volta junto aos apóstolos, os mesmos que haviam negado e abandonado Jesus. Não guardou ódio, não falou desnecessariamente sobre a traição. Maria guardava, em seu coração, a missão que se confirmou quando, na anunciação, ela proclamou: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra" (Lc 1,3 8).
Maria é a escolhida e como tal é intercessora privilegiada. A mãe já traz em si o Ágape. O amor sem limites. O amor que não exige retribuição.
Há uma linda história real retratada em um filme chamado O óleo de Lorenzo. Um menino aos oito anos de idade começou a desenvolver os sintomas de uma rara doença, a ADL.11 Os pais, quando ficaram sabendo do diagnóstico do filho, não se conformaram e começaram a travar uma batalha contra a ciência, ou a favor dela, para não desistir da vida do filho. A mãe tudo fez para cuidar da criança que, aos poucos, foi ficando paralítica,
cega, surda e incapaz de se comunicar. O amor foi maior que as limitações. Os pais estudaram mais do que os médicos.
Buscavam um tipo de tratamento que minimizasse os sofrimentos do filho. Foram vítimas de preconceito, foram mal compreendidos, mas partiram na ventura de dar dignidade ao fruto gerado pelo amor.
Com o tempo, eles conseguiram criar uma combinação de óleos que recebeu o nome de "Óleo de Lorenzo' Um dos óleos que compunham a fórmula era mortal para os ratos, mas os pais do garoto tiveram a coragem de administrá-lo no filho, convictos de que era capaz de amenizar os efeitos da doença nos seres humanos. Apesar das fortes críticas recebidas, foi uma vitória. A doença foi estacionada. O menino continua sendo cuidado; hoje, já está na idade adulta. As crianças doentes à época e que não receberam o óleo de Lorenzo não chegaram à idade adulta. Apesar das dificuldades que seu reconhecimento vem tendo, esse óleo é um alento para crianças que possuem a mesma enfermidade.
Pai e mãe não desistem de amar os filhos. Pai e mãe terrenos, cheios de imperfeições, não desistem do amor. Deus é nosso Pai. E é perfeito. E Maria, a mãe escolhida para cuidar da humanidade, a rainha da paz, mãe Ágape, a presença do amor.