sexta-feira, 29 de junho de 2012

A carga


A CARGA 
Conta-se uma fábula sobre um homem que caminhava vacilante pela estrada,
levando uma pedra em uma das mãos e um tijolo na outra. Nas costas carregava
um saco de terra; em volta do peito trazia vinhas penduradas. Sobre a cabeça
equilibrava uma abóbora pesada. 
Pelo caminho encontrou um transeunte que lhe perguntou: 
- Cansado viajante, por que carrega essa pedra tão grande? 
- É estranho, respondeu o viajante, mas eu nunca tinha realmente notado que
a carregava. 
Então, ele jogou a pedra fora e se sentiu muito melhor. Em seguida veio
outro transeunte que lhe perguntou: 
- Diga-me, cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada? 
- Estou contente que me tenha feito essa pergunta, disse o viajante, porque
eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo. 
Então ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais
leves. Um por um, os transeuntes foram avisando-o a respeito de suas
desnecessárias cargas. E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se
um homem livre e caminhou como tal. 
Qual era na verdade o problema dele? A pedra e a abóbora? Não! Era a falta
de consciência da existência delas. Uma vez que as viu como cargas
desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e já não se sentia mais tão
cansado. 
Esse é o problema de muitas pessoas. Elas estão carregando cargas sem
perceber. Não é de se estranhar que estejam tão cansadas. 
Temos que prestar atenção às cargas que roubam nossas forças e energia:
pensamentos negativos, culpa, falta de perdão, mágoa, ciúmes, sentimentos de
ódio, vingança, autopiedade.
..
Autor desconhecido