terça-feira, 19 de junho de 2012

Contrastes





CONTRASTES
Os contrastes quase sempre dão vida e regulam o estuante impulso da sabedoria, norteando o coração para a luz. (Miramez)

          Cumpre-nos indagar se alguma coisa existe, no mundo, sem contraste.
          Os contrastes são a bênção de Deus que, realmente, regulam a vida e nos proporcionam a esperança, a felicidade e a sabedoria. No entanto, é excelente que saibamos compreendê-los, para o nosso próprio bem.
          O que seria a vida na Terra se não fosse o tempo dividido em dia e noite? Como compreenderíamos o valor inestimável da saúde, se não tivéssemos a oportunidade valiosa de provar a dor, que tanto nos instrui? O trabalho e o descanso se contradizem para que surja o equilíbrio.
          São infinitos os reversos das coisas que existem e todos têm altas missões na educação coletiva e individual. Todavia, é bom que a sabedoria das almas alcance o modo pelo qual se posta para selecionar os contrastes, que devem vigorar nos seus caminhos, como sendo força útil no aprimoramento das suas qualidades. Nem por isso, entretanto, devemos procurar contrastes, eis que a lei se encarrega disso, pois ela sabe o que mais nos será necessário.
          Poder-se-ia dizer que o diálogo é um contraste, e sem essa espécie de fala como se aprenderia? Não é justo que o professor contradiga o aluno, para que este seja consciente, ou tenha maior certeza do que diz? Não é do contraste de opiniões de dois ou mais advogados que o juiz tira  as melhores deduções, com a força da justiça?
          É muito popular a máxima: “Da troca das ideias é que nasce a luz”, ou, então, “do contraste de opiniões é que se estabelece a verdadeira conceituação de fatos ou